terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feira Cultural - Corredor

As exposições feitas no corredor foram produzidas, em sua grande maioria, pelos alunos da EJA através de temas diversos. Iniciamos com as máscaras africanas desenvolvidas como finalização do Projeto Continente Africano. Durante boa parte do ano os alunos estudaram diversos aspectos da África desde a sua cultura, religião, personalidades, história e economia. As máscaras foram feitas por causa de sua importância social e religiosa entre os vários povos do continente. Em seguida foi feito um painel mostrando diversas personalidades negras que contribuíram na luta contra o preconceito em âmbito nacional e internacional. Os alunos escreveram diversos relatos onde falavam do orgulho e do preconceito dos negros, mas ao final sempre evidenciaram o orgulho de fazer parte de um povo trabalhador.

Vários mapas foram produzidos mostrando o Brasil, as Américas e o mundo. A ideia foi familiarizar os alunos com os contornos destes locais para que eles pudessem reconhecê-los em outros contextos. Isto aconteceu através do manuseio de massa de modelagem para confecção dos mapas.

As formas geométricas planas e espaciais foram exploradas através da pintura das formas e da confecção de vários sólidos geométricos que deram origem a vários móbiles. Com isso vários painéis foram montados formando diversos mosaicos.

Ao longo de todo corredor havia cartazes feitos pelos alunos onde falava da prevenção de doenças e de hábitos saudáveis, desde a higiene pessoal até dicas de uma alimentação saudável.

Finalizando a exposição nesse espaço, havia os “causos” que os alunos resgataram de sua infância e trouxeram para enriquecer a infância dos nossos pequenos...



Por Erika Kawada


sábado, 13 de novembro de 2010

Feira Cultural - Sala 2 - Sala de Comunicação

O vídeo a seguir faz uma amostragem dos trabalhos expostos na Sala 2. Essa sala foi dividida em dois ambientes. 

Num desses espaços foram expostos trabalhos realizados pela EJA - Educação de Jovens e Adultos - sendo uma coletânea de livros autobiográficos e um trabalho com a história do bairro, trazendo entrevistas realizadas pelos alunos com moradores antigos e expostas na linguagem escrita e oral sendo esta exibida continuamente em DVD.

No outro ambiente, foi exposto o Livro Virtual com o tema "Cultura Popular Brasileira" realizado no Laboratório de Informática Educativa com todos os alunos da escola, onde cada turma desenvolveu um aspecto diferente do folclore brasileiro. Nesta sala foram disponibilizados alguns computadores para que os visitantes pudessem interagir com os trabalhos dos alunos.




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Feira Cultural: Sala 1 - Contos de Fadas

Nos dias que antecederam nossa Mostra Cultural, as turmas de 1º ano desenvolveram sequências de atividades em torno do tema Contos de Fadas. Exploramos os Contos: Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, Chapeuzinho Vermelho, Os três Porquinhos, Cinderela e Pinóquio. Através de leituras compartilhadas, os alunos participaram da elaboração de pequenos textos coletivos, reescrita de contos para confecção de livrinhos, produções de cenários a partir de representações de maquetes, jogo de quebra-cabeça e jogo da memória, bem como realizamos produções teatrais com encenações dos diferentes clássicos da literatura infantil.

Teatro: Branca de Neve e os Sete Anões


terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAÚDE EM FAMÍLIA

Muitas vezes pensamos em criança como sinônimo de alegria, brincadeira e energia! Esta visão foi se consolidando com o passar dos anos ao vê-las nas ruas interagindo com suas fantasias.
Infelizmente hoje nos deparamos com maus hábitos proporcionados pelas “facilidades” da sociedade moderna que distorcem esta bela visão que tínhamos até então! Neste novo cenário vislumbramos crianças repletas de guloseimas e inativas diante de aparelhos de TV. Esta ausência ou diminuição da atividade física propicia um fenômeno negativo que intitulamos de SEDENTARISMO.
O sedentarismo acarreta uma série de prejuízos à saúde como o aumento dos índices de obesidade e agravantes relacionados a lesões, diabetes e problemas cardíacos.
Para evitar que nossas crianças sejam acometidas com estes males devemos primeiramente compreender a importância da atividade física nessa fase, que é primordial para o desenvolvimento de um ser humano saudável físico e mentalmente.
No contexto escolar destacamos a importância da Educação Física, onde se tem a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades respeitando sempre seu nível de maturação psicológica e física. Nestas aulas são proporcionadas oportunidades motoras por meio de jogos, danças, esportes, lutas e brincadeiras, todos estes estímulos têm o papel de promover o desenvolvimento motor básico, fazer com que a criança se integre, descubra e discuta sobre o mundo em que vive, entenda seu corpo e seus limites; melhore sua auto-estima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade e, em termos fisiológicos, reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo.
O único problema é que os estímulos proporcionados pelas aulas de Educação Física por si só, não são suficientes para sanarem os problemas oriundos do SEDENTARISMO, sendo assim os pais ou responsáveis não devem “transferir” suas responsabilidades para a escola, o trabalho só funcionará se houver PARCERIA, por isto é importante incentivar a prática de atividades físicas em casa ou em passeios de finais de semana.
Várias são as possibilidades de atividades físicas em casa!
Os pais ou responsáveis podem adotar momentos em sua rotina diária de interação com seus filhos, para que possam deixar de lado a TV, computador e o videogame e passem a experimentar as brincadeiras em família.
Imaginem como deve ser prazeroso ensinar aos seus filhos as brincadeiras de sua infância! Ensine-os a brincar de “amarelinha”, pular corda, brincar de bambolê ou de bola, brinque junto, dance, abrace e mostre seu amor por eles. Desta forma cuidará da saúde e fortalecerá os laços familiares.

SERGIO FRANK CARVALHO
Graduado em Educação Física
Especialista em Educação Física Escolar
Especialista em Metodologia da Preparação Física
Professor Mestre em Educação Física
Professor de Ed Física da EMEF Lourival Brandão dos Santos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Feira Cultural na EMEF Lourival Brandão dos Santos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourival Brandão dos Santos, realizou, em 23 de outubro, sua Feira Cultural com exposições de trabalhos, vídeos, jogos. A mostra abordou assuntos pertinentes do mundo moderno: reciclagem de lixo, alimentação alternativa, corpo humano, saúde, a língua inglesa no cotidiano brasileiro, linguagem artística, linguagem virtual, a história da comunidade e outros.

Os alunos foram incentivados pela equipe escolar na produção de seus trabalhos que foram distribuídos pelo corredor da escola e pelas salas de aula separados por temas através de instalações interativas.

As primeiras séries abordaram os Contos de Fadas, uma viagem pelo clássicos da literatura infantil; a história do bairro e de seus moradores foi mostrada através dos trabalhos dos alunos do E.J.A. – Educação de Jovens e Adultos; as segundas séries apresentaram o tema: alimentação, em uma criativa instalação onde o visitante foi convidado a experimentar sabores inusitados. Os alunos das terceiras séries trabalharam a conscientização quanto a produção de lixo e a necessidade de reciclagem e produziram diversos brinquedos e utilitários a partir de sucatas e lixo. As quartas séries abordaram o corpo humano de maneira objetiva e instrutiva, em uma exposição onde o visitante era provocado a estimular seus sentidos – tato, olfato, paladar, visão e audição.

A novidade desta mostra foi a participação de alunos no monitoramento da exposição. Assim, muito mais que expor seus trabalhos, eles puderam explicar e apresentar aos visitantes as propostas dos trabalhos e orientá-los nas exposições interativas. Desta forma, os profissionais da EMEF Lourival Brandão dos Santos e seus alunos provaram, mais uma vez que, o conhecimento é adquirido em conjunto, num processo interativo e dinâmico.

Logo mais, neste blog, apresentaremos em imagens o sucesso que foi esta Feira Cultural.


Por Cristina Ribeiro