segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O CARNAVAL

Prof. Espedito


O CARNAVAL é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Esse negócio de carnaval já existe há mais de 4000 anos antes de Cristo. Eram festas que cultuavam Isis no antigo Egito. Festas relacionadas a grandes colheitas. As pessoas pintavam o rosto, dançavam e bebiam.

http://static.maniadescraps.com/imagens/turboscraps/carnaval/carna003.gif

Já teve época em que o povo comemorava o carnaval comendo e bebendo. Porém, esse tipo de comemoração foi se tornando uma brincadeira de mau gosto e violenta com guerras de laranjas pobres, restos de comida e por aí afora.


Depois, o jeito de comemorar o carnaval foi mudando. Já teve corridas de cavalos, desfiles de carros alegóricos, divertimentos inocentes tipo brigas de confetes na rua.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FEVEREIRO - EU JÁ FUI VÍTIMA DISSO... Saibam por que fevereiro ficou com 28 dias e tem ano que fica com 29!

É que os antigos romanos não gostavam do mês de fevereiro. Parece que não somente os antigos romanos não gostavam do mês de fevereiro. Ainda hoje, vivemos num mundo onde tem pessoas que discriminam quem nasceu no mês de fevereiro, o que, certamente, é uma grande bobagem.
Veja aí, George Harrison, Latino, Shakira, Jair Rodrigues, Pepeu Pomes, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Martinho da Vila, John Travolta, Evandro Mesquita, Regina Casé, Beto Barbosa (nasceu no mesmo dia que eu), daria tantas páginas quanto aos nascidos nos outros meses.

A história é a seguinte: No império romano, durante o governo de Júlio César, promoveu-se uma mudança significativa no calendário. O período de um ano passou a ter 365 dias e não 355 dias como era. Como o mês de julho tem esse nome em homenagem ao imperador romano Julius César e tinha 31 dias, e o mês de agosto que tem esse nome em homenagem ao imperador romano Augustus César só tinha 30 dias, tiraram mais um dia de fevereiro que ficou somente com 28 dias para que o mês de agosto não ficasse com menos dias do que o de julho. Sabe como é, né, ia pegar mal, o Julius César ia ficar com mais dias do que o Augustus César.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Volta às aulas

Mais um ano letivo se inicia.
Vamos dar início às aulas na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro.
Quer conferir sua turma, seu turno e seu professor(a)? Então dê um pulinho na escola. As listas já estão afixadas no pátio.
Os professores e funcionários da EMEF Lourival Brandão deseja a todos os alunos um excelente ano letivo!