quarta-feira, 9 de março de 2011

VIDATIVA - Capoeira: prazer e saúde

Para você que procura uma atividade física que mistura prazer e saúde apresentamos a CAPOEIRA.

Espécie de jogo afro-brasileiro criado pelos escravos, a capoeira foi incorporada ao cotidiano das academias, escolas e Ongs e ganham cada vez mais adeptos que procuram melhorar a coordenação motora, a resistência, a força física, a flexibilidade, além de queimar muitas calorias.

Por meio da inter-relação de movimentos rítmicos e luta, revelamos uma atividade que exige força, explosão e resistência aliada a sociabilização e prazer. Além de “cuidar” do corpo todo a prática regular da capoeira proporciona benefícios à mente.
As aulas duram em média 90 minutos e são divididas em: aquecimento, alongamento, treinamento técnico (com movimentos individuais e duplas) e a roda (onde duas pessoas jogam dentro de um círculo formado pelos demais participantes). No momento do jogo na roda vislumbramos uma apresentação repleta de saltos, giros e desequilíbrios do oponente.
A música também é parte integrante desta atividade e proporciona alegria e prazer durante a execução dos movimentos específicos. Os alunos também aprendem a tocar alguns instrumentos musicais que abrilhantam a atividade com sua dose cultural, entre eles destaca-se o agogô e o berimbau.

A capoeira é recomendada para pessoas de qualquer idade desde que respeitada a individualidade e limitações, pois se a mesma não for bem orientada, poderá causar lesões, como estiramentos e torções. Sendo bem orientada, certamente proporcionará os benefícios almejados pelas pessoas que preocupam-se com a manutenção da boa saúde e com a qualidade de vida. Procure pelo seu bairro os locais de apresentação desta atividade e conheça melhor a beleza cultural da CAPOEIRA.


sexta-feira, 4 de março de 2011