terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma semana inesquecível !!!

Apesar de estarmos em outubro ainda nos alegramos quando falamos sobre a 1ª semana literária de nossa escola.
Na oportunidade abordamos o tema:
O que é literatura?
Literatura é vida, é a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência que é a arte de aprender a falar, de aprender a se expressar.
A leitura é algo indispensável!
Somente com a leitura e discussão com outras pessoas é que podemos construir nossa consciência crítica, não só analisando problemas mas também propondo soluções.
Devemos estar na busca constante de conhecimento para a amplitude de nossa cultura.
Para que ler?
Para se divertir, chorar, amar, emocionar, estudar, informar, pesquisar, aprender, argumentar, viajar, imaginar, sonhar, em fim, pensar...
Como diz Paulo Freire: “Para Aprender a aprender”.
Para Monteiro Lobato, “ Um país se faz com homens e livros”.
É verdade, pois é através da leitura e de sua compreensão, que se adquiri a base de conhecimento necessária para o desenvolvimento intelectual e para a vida.
Podemos expressar a leitura de diversas maneiras... E foi o que aconteceu... Nossos alunos e professores a expressaram através da dança, dos poemas, da música, do teatro (interpretando contos, causos, crônicas), das artes, enfim...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quer Informações sobre os últimos eventos da EMEF Lourival Brandão dos Santos?

Já está disponível a 5ª Edição do JLB aprensentando um resumo das novidades do mês de setembro e informações sobre os projetos desenvolvidos com nossa turminha, como: "Ensaiando um país melhor", em que a professora Gourete desenvolveu uma sequência de atividades junto aos alunos da 2ª e 4ª séries D, os quais foram contemplados com o passeio ao teatro para assistirem à peça: "Panos e Lendas", no CEU DUTRA.

Em nossa escola recebemos o teatro de bonecos " O Mundo Maravilhoso em que Vivemos", patrocinado pela fundação: Padre Anchieta.

Ainda no mesmo mês, contamos com a palestra interativa, patrocinada pela Companhia de Seguros de Auto Banco do Brasil, em parceria com o Inac (Instituto Nova Àgora de Cidadania), tendo como finalidade o projeto de Educação para o Trânsito.

Temos em destaque nas primeiras páginas os acontecimentos e as revelações de talentos da nossa "1ª semana literária" e ao final os cadernos de entretenimentos: "Faça Você Mesmo" e "Humor" para sua diversão.

Tenham todos uma ótima leitura.