quinta-feira, 30 de agosto de 2012

II SEMANA LITERÁRIA


Estamos vivenciando uma semana muito especial na nossa escola com a participação efetiva de toda comunidade escolar, cada um a seu modo. A administração com todo o apoio necessário, funcionários envovidos e colaborando em tudo que se faz necessário, professores trazendo as diversas formas de expressão litarária, alunos participando com empenho e dedicação das diversas atividades propostas, pais propiciando a participação efetiva dos filhos e comunidade local trazendo também suas contribuições.
Para participar desta festa, assista e cante conosco a música tema da Semana Literária dos turnos diurnos.


domingo, 26 de agosto de 2012

Amanhã começa a nossa semana literária! Contos, leituras, teatro, cordéis e muito mais! Além da participação de professores, alunos e funcionários, teremos convidados especiais como o poeta da nossa região, o Wilson Guanais e o cordelista de São José dos Campos, Paulo R. Barja. Compareçam! Participem! Um abraço com sabor poético! Zuleide Lopes

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luís da Câmara Cascudo e o folclore brasileiro


www.culturanordestinaemfoco.blogspot.com.br
Luís da Câmara Cascudo foi o principal responsável por tornar conhecidas figuras fantásticas do folclore brasileiro: saci-pererê, curupira, mula-sem-cabeça e outros personagens.
Nascido em 1898, na cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, Luís era diferente dos garotos de sua idade. Ele passava a vida sentado: via figuras, lia livros, ouvia histórias e contemplava paisagens. Esse hábito acabou lhe despertando para o que veio a ser a matéria-prima de seu trabalho: o povo brasileiro.
Seu plano era conhecer a fundo o que era realmente nosso, coisa que não estava registrada nos livros e não era ensinada nas escolas. Queria saber as histórias de todas as coisas do campo e da cidade, queria conviver com os humildes, os sábios, os analfabetos; queria conhecer os mistérios, as assombrações.
www.myspace.com
Luís da Câmara Cascudo se interessava por tudo, menos por matemática que considerava sua inimiga. Aprendeu a ler em vários idiomas por esforço próprio: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, grego e latim.
O caderninho de notas, que inicialmente servia para facilitar o trabalho, se transformou no mais legítimo registro da cultura popular brasileira: o Dicionário do Folclore. E foi assim, de anotação em anotação, que esse homem deixou uma vasta obra para o povo brasileiro. O assunto? O próprio povo e seus costumes.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos de Londres 2012


www.quadrodemedalhas.com.br
Conquistar uma medalha olímpica é sem dúvida o objetivo principal de atletas de alto nível. Competir entre os maiores esportistas do mundo e sagrar-se campeão é a meta daqueles que treinam diariamente com o propósito de alcançar o mais alto degrau do pódio olímpico.
Nas últimas duas semanas acompanhamos muitas disputas esportivas nos Jogos Olímpicos de Londres, e alguns atletas brasileiros terão seus nomes marcados na história do esporte, pois conquistaram medalhas olímpicas e comprovaram que estão entre os melhores do mundo em suas modalidades.
Nossos medalhistas de bronze são: 
  • Felipe Kitadai - Judô (Categoria ligeiro - até 60 Kg); 
  • Mayra Aguiar - Judô (Categoria meio pesado - até 78 Kg); 
  • Rafael Silva - Judô (Categoria pesado - acima de 100 Kg); 
  • César Cielo - Natação (50 m livre); 
  • Robert Scheidt e Bruno Prada - Vela (Classe Star); 
  • Juliana e Larissa - Vôlei de praia; 
  • Adriana Araújo - Boxe (Categoria leve - até 60 Kg); 
  • Yamaguchi Falcão - Boxe (Categoria meio pesado - até 81 kg); 
  • Yane Marques - Pentatlo moderno (esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida).
Nossos medalhistas de prata são:
  • Tiago Pereira - Natação (400 m medley); 
  • Emanuel e Alison - Vôlei de praia; 
  • Esquiva Falcão - Boxe (Categoria peso médio - até 75 kg); 
  • Seleção masculina de futebol; 
  • Seleção masculina de vôlei.
O hino nacional do nosso país foi executado três vezes nos Jogos Olímpicos de Londres, pois alguns atletas da delegação brasileira superaram todos seus oponentes, conquistaram o lugar mais alto do pódio e foram condecorados com medalha de ouro, são eles:
  • Sarah Menezes - Judô (Categoria ligeiro - até 52 Kg); 
  • Arthur Zanetti - Ginástica Artística (Argola); 
  • Seleção feminina de vôlei.

Assim, ao final da 30ª edição dos Jogos Olímpicos contabilizamos um total de dezessete medalhas, superando o número de conquistas da Olimpíada anterior. Parabéns aos nossos atletas!!!!!!!!!