quinta-feira, 21 de junho de 2012

MACHADO DE ASSIS

www.livrariasaraiva.com.br

Hoje é dia de relembrar a data de nascimento de um dos mais importantes  escritores da literatura brasileira: Joaquim Maria Machado de Assis.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1839, Machado de Assis, filho de uma família pobre perdeu sua mãe na infância e foi criado pela madrasta. Durante o primário estudou em escola pública e aprendeu francês e latim. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.
Sua obra é composta por romances, poesias, contos e teatro; dentre seus títulos mais conhecidos estão Memórias Póstumas e Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) e Quincas Borba (1981).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

FESTA JUNINA

 
Amanhã, dia 16 de junho, acontecerá a nossa tradicional Festa Junina com muitas atrações, brincadeiras, comes-e-bebes, premiações e, é claro, muita alegria e animação.
Você não pode ficar de fora. Nossa festa será ainda mais bonita e alegre com a sua presença. Traga também seus familiares e amigos e boa festa!!!

Confira os horários das apresentações de dança dos alunos

TURMA
PROFESSOR(a)
APRESENTAÇÃO
HORÁRIO
3º ano B
3º ano C
3º ano D
Marlice, Joelma e Júlia
Quadrilha Maluca
14he30min
2º ano A  3º ano A
Sheila e Vânia
Música: Ei, psiu
15horas
1º ano B
1º ano D
Suzi e Eunice
Quadrilha tradicional
15h e 30 min
1º ano A  1º ano C
Edite e Adriana
Música: Bate o pé
16 horas
2º ano B
2º ano C
Vânia e Sheila
Pancadão ou Sertanejo
17 horas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


www1.american.edu/ted/ice/parana.htm
Na semana em que autoridades se reunem na cidade do Rio de Janeiro para discutir formas de preservar o meio ambiente, um dos grandes nomes a ser lembrado com orgulho pela população brasileira é o de Chico Mendes.
Nascido no Estado do Acre, na cidade de Xapuri em 1944, Chico Mendes pertencia a uma família de seringueiros que sobreviviam da extração de látex (matéria prima usada na fabricação de pneu de carros).
Conhecido pelas denúncias feitas sobre a devastação da floresta amazônica lutou intensamente pela conservação da floresta e criação de reservas extrativistas (ou seja, áreas nas quais os seres humanos poderiam usufruir da floresta sem derrubá-la, retirando dela frutos, sementes, essências de perfumes de flores, remédios, etc).
Lutou pela preservação das áreas indígenas, pois acreditava que os índios por conhecerem muito bem seu habitat poderiam ensinar muitas coisas ao “homem branco”, por exemplo, o respeito aos rios não desmatando suas margens, não caçar e pescar indiscriminadamente até a extinção das espécies e o uso medicinal das plantas, etc.
Sua atuação em defesa da floresta rendeu-lhe em julho de 1987 o prêmio “Global 500”, concedido pela ONU às personalidades que mais se destacaram na defesa do meio ambiente. Chico Mendes foi o único brasileiro, até hoje, a conquistar este título.
Além da luta pela preservação da floresta amazônica, Chico Mendes lutou contra os fazendeiros que desejavam se instalar na floresta com único objetivo de ganhar dinheiro. Sua morte ocorreu em dezembro de 1988, encomendada por um fazendeiro que discordava de suas ações, infelizmente os mandantes do crime já estão soltos.