quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Xô cansaço!

Quem nunca se levantou da cama pela manhã e olhou no espelho pensando...Hoje eu não queria me levantar!

Pois é, cada vez mais este pensamento nos vem à cabeça em consequência do cansaço gerado por nossa rotina atribulada. A duração e a demanda de trabalho aumenta velozmente graças às novas tecnologias que vieram “facilitar” e otimizar o trabalho. Agora passamos a trabalhar a toda hora e em todos os lugares: em casa, no ônibus, no trânsito acessando computadores e celulares.

Para tentar superar esta situação aparentemente prática, porém desagradável, decidimos apresentar de forma breve e objetiva alternativas que busquem conciliar o trabalho com a disposição. Entre as alternativas ofertadas para aumentar nossa disposição, apontaremos hábitos de vida considerados essenciais para melhoria da qualidade de vida: primeiro passo organize sua rotina diária, dedique e distribua seu tempo entre o trabalho, descanso e atividade física, não se esqueça de alimentar-se bem! Tente dormir pelo menos 8 horas por noite, caso não consiga, um cochilo durante o dia entre os intervalos de suas atribuições pode amenizar o cansaço. Procure fazer uma atividade física que lhe dê prazer ou substitua pequenos trajetos realizados de carro em sua rotina por caminhadas; substitua alimentos industrializados por alimentos naturais; dedique um momento especial para as refeições e, por fim, substitua os lanchinhos do dia por frutas.

Em breve perceberá melhorias no trabalho, na sua saúde e na vida pessoal, afinal de contas trabalhamos para quê? Ter condições de comprar bens materiais e não ter condições físicas para usufruir tais bens?

Pense nisso!

Pense em você!

Autor: Professor Mestre em Educação Física Sérgio Frank Carvalho

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FEIRA CULTURAL - SALA 4 - INGLÊS E ARTE

Os trabalhos expostos na sala 4 foram realizados pelas alunos da EJA e orientados pelas professoras Ana e Inês.

INGLÊS
O inglês é uma língua internacional. É a língua das viagens, dos negócios, da internet e da comunicação. Você já reparou em suas camisetas, nos seus jogos, no seu material escolar?

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Através das atividades desenvolvidas foi possível relembrar os nossos momentos de infância , criando nossos próprios brinquedos.
MÚSICA: UMA FORMA DE ACALMAR A ALMA E ALEGRAR OS NOSSOS CORAÇÕES
A palavra música surgiu na Grécia Antiga: “Mousikê” que significa “A Arte das Musas”. Desde a era primitiva a música faz parte da história do ser humano. Na idade da pedra lascada surgiram os primeiros chocalhos, apitos e flautas que eram feitos de pedra ou ossos. Os tambores eram produzidos com bambu e peles de animais e serviam para tocar, se comunicar à distância e também em rituais religiosos. A harpa foi o primeiro instrumento de corda que surgiu do arco, pois quando as fechas eram atiradas faziam barulho. Com o tempo foram surgindo vários outros instrumentos de madeira, de alumínio, ferro até chegar aos instrumentos eletrônicos usados nos dias de hoje.

NOSSAS CASAS, NOSSO LAR: CONSTRUÇÃO DA PAZ, RESPEITO E EDUCAÇÃO.
Esse tema foi abordado retratando a história da moradia desde os tempos pré-históricos, quando o homem sentiu a necessidade de se proteger do frio e dos animais, utilizando as cavernas como moradias. Posteriormente os indígenas com suas ocas, depois foram aparecendo as cabanas e choupanas que eram feitas com madeiras fixadas no chão, cobertas de barro com o teto feito de capim.
Com o tempo foram surgindo várias formações urbanas como vilas, cidades ou simples arraiais, aparecendo as casas de alvenaria (casa de tijolos) que sofreram forte influência dos imigrantes.
Essa evolução resultou na grande variedade que temos de moradia nos dias de hoje.

Por Inês



sábado, 4 de dezembro de 2010

Feira Cultural - Sala 6 - Tema: Plantas

Na sala 6 foram expostos os trabalhos das turmas de 2ª série.
O tema central foi "plantas" apresentado por essas turmas por meio de diferentes estratégias, mostrando como é o plantio e cultivo de diferentes tipos de plantas, a vitamina das frutas, chás diversos, produtos orgânicos e até como aproveitar melhor partes dos alimentos que costumanmos jogar fora.
Durante a exposição os visitantes puderam assistir à entrevista feita pelos alunos com o nutricionista.
Houve também preparo de suco com casca de frutas que pôde ser degustado pelos visitantes, além de um delicioso bife feito com a casca da banana. Além de degustar, os visitantes que se interessaram puderam levar as receitas desses alimentos.




Feira Cultural - Sala 3 - Reciclagem e reaproveitamento do lixo

As atividades expostas na sala 3 foram preparadas pelas turmas da 3ª série que abordaram o emergente aspecto do reaproveitamento do lixo por meio da reutilização e reciclagem.

O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas, elaboração de cartazes e diversos trabalhos manuais feitos com a reutilização de lixo. Dentre eles destacaram-se principalmente os brinquedos.



Feira Cultural - Sala 5 - Corpo Humano

Como prometemos estamos postando os espaços da nossa Feira Cultural. Esperamos concluir esse trabalho em breve.

Na sala 5 foram expostos os trabalhos realizados pela 4ª série A e 4ª série B. O tema Corpo Humano foi amplamente desenvolvido em sala de aula focando os  sistemas do nosso corpo.

As professoras utilizaram-se de estratégias e recursos diversos, por meio de leituras e pesquisas, trabalhos individuais e em grupos.

Veja na apresentação abaixo essas realizações.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feira Cultural - Corredor

As exposições feitas no corredor foram produzidas, em sua grande maioria, pelos alunos da EJA através de temas diversos. Iniciamos com as máscaras africanas desenvolvidas como finalização do Projeto Continente Africano. Durante boa parte do ano os alunos estudaram diversos aspectos da África desde a sua cultura, religião, personalidades, história e economia. As máscaras foram feitas por causa de sua importância social e religiosa entre os vários povos do continente. Em seguida foi feito um painel mostrando diversas personalidades negras que contribuíram na luta contra o preconceito em âmbito nacional e internacional. Os alunos escreveram diversos relatos onde falavam do orgulho e do preconceito dos negros, mas ao final sempre evidenciaram o orgulho de fazer parte de um povo trabalhador.

Vários mapas foram produzidos mostrando o Brasil, as Américas e o mundo. A ideia foi familiarizar os alunos com os contornos destes locais para que eles pudessem reconhecê-los em outros contextos. Isto aconteceu através do manuseio de massa de modelagem para confecção dos mapas.

As formas geométricas planas e espaciais foram exploradas através da pintura das formas e da confecção de vários sólidos geométricos que deram origem a vários móbiles. Com isso vários painéis foram montados formando diversos mosaicos.

Ao longo de todo corredor havia cartazes feitos pelos alunos onde falava da prevenção de doenças e de hábitos saudáveis, desde a higiene pessoal até dicas de uma alimentação saudável.

Finalizando a exposição nesse espaço, havia os “causos” que os alunos resgataram de sua infância e trouxeram para enriquecer a infância dos nossos pequenos...



Por Erika Kawada


sábado, 13 de novembro de 2010

Feira Cultural - Sala 2 - Sala de Comunicação

O vídeo a seguir faz uma amostragem dos trabalhos expostos na Sala 2. Essa sala foi dividida em dois ambientes. 

Num desses espaços foram expostos trabalhos realizados pela EJA - Educação de Jovens e Adultos - sendo uma coletânea de livros autobiográficos e um trabalho com a história do bairro, trazendo entrevistas realizadas pelos alunos com moradores antigos e expostas na linguagem escrita e oral sendo esta exibida continuamente em DVD.

No outro ambiente, foi exposto o Livro Virtual com o tema "Cultura Popular Brasileira" realizado no Laboratório de Informática Educativa com todos os alunos da escola, onde cada turma desenvolveu um aspecto diferente do folclore brasileiro. Nesta sala foram disponibilizados alguns computadores para que os visitantes pudessem interagir com os trabalhos dos alunos.




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Feira Cultural: Sala 1 - Contos de Fadas

Nos dias que antecederam nossa Mostra Cultural, as turmas de 1º ano desenvolveram sequências de atividades em torno do tema Contos de Fadas. Exploramos os Contos: Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, Chapeuzinho Vermelho, Os três Porquinhos, Cinderela e Pinóquio. Através de leituras compartilhadas, os alunos participaram da elaboração de pequenos textos coletivos, reescrita de contos para confecção de livrinhos, produções de cenários a partir de representações de maquetes, jogo de quebra-cabeça e jogo da memória, bem como realizamos produções teatrais com encenações dos diferentes clássicos da literatura infantil.

Teatro: Branca de Neve e os Sete Anões


terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAÚDE EM FAMÍLIA

Muitas vezes pensamos em criança como sinônimo de alegria, brincadeira e energia! Esta visão foi se consolidando com o passar dos anos ao vê-las nas ruas interagindo com suas fantasias.
Infelizmente hoje nos deparamos com maus hábitos proporcionados pelas “facilidades” da sociedade moderna que distorcem esta bela visão que tínhamos até então! Neste novo cenário vislumbramos crianças repletas de guloseimas e inativas diante de aparelhos de TV. Esta ausência ou diminuição da atividade física propicia um fenômeno negativo que intitulamos de SEDENTARISMO.
O sedentarismo acarreta uma série de prejuízos à saúde como o aumento dos índices de obesidade e agravantes relacionados a lesões, diabetes e problemas cardíacos.
Para evitar que nossas crianças sejam acometidas com estes males devemos primeiramente compreender a importância da atividade física nessa fase, que é primordial para o desenvolvimento de um ser humano saudável físico e mentalmente.
No contexto escolar destacamos a importância da Educação Física, onde se tem a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades respeitando sempre seu nível de maturação psicológica e física. Nestas aulas são proporcionadas oportunidades motoras por meio de jogos, danças, esportes, lutas e brincadeiras, todos estes estímulos têm o papel de promover o desenvolvimento motor básico, fazer com que a criança se integre, descubra e discuta sobre o mundo em que vive, entenda seu corpo e seus limites; melhore sua auto-estima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade e, em termos fisiológicos, reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo.
O único problema é que os estímulos proporcionados pelas aulas de Educação Física por si só, não são suficientes para sanarem os problemas oriundos do SEDENTARISMO, sendo assim os pais ou responsáveis não devem “transferir” suas responsabilidades para a escola, o trabalho só funcionará se houver PARCERIA, por isto é importante incentivar a prática de atividades físicas em casa ou em passeios de finais de semana.
Várias são as possibilidades de atividades físicas em casa!
Os pais ou responsáveis podem adotar momentos em sua rotina diária de interação com seus filhos, para que possam deixar de lado a TV, computador e o videogame e passem a experimentar as brincadeiras em família.
Imaginem como deve ser prazeroso ensinar aos seus filhos as brincadeiras de sua infância! Ensine-os a brincar de “amarelinha”, pular corda, brincar de bambolê ou de bola, brinque junto, dance, abrace e mostre seu amor por eles. Desta forma cuidará da saúde e fortalecerá os laços familiares.

SERGIO FRANK CARVALHO
Graduado em Educação Física
Especialista em Educação Física Escolar
Especialista em Metodologia da Preparação Física
Professor Mestre em Educação Física
Professor de Ed Física da EMEF Lourival Brandão dos Santos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Feira Cultural na EMEF Lourival Brandão dos Santos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourival Brandão dos Santos, realizou, em 23 de outubro, sua Feira Cultural com exposições de trabalhos, vídeos, jogos. A mostra abordou assuntos pertinentes do mundo moderno: reciclagem de lixo, alimentação alternativa, corpo humano, saúde, a língua inglesa no cotidiano brasileiro, linguagem artística, linguagem virtual, a história da comunidade e outros.

Os alunos foram incentivados pela equipe escolar na produção de seus trabalhos que foram distribuídos pelo corredor da escola e pelas salas de aula separados por temas através de instalações interativas.

As primeiras séries abordaram os Contos de Fadas, uma viagem pelo clássicos da literatura infantil; a história do bairro e de seus moradores foi mostrada através dos trabalhos dos alunos do E.J.A. – Educação de Jovens e Adultos; as segundas séries apresentaram o tema: alimentação, em uma criativa instalação onde o visitante foi convidado a experimentar sabores inusitados. Os alunos das terceiras séries trabalharam a conscientização quanto a produção de lixo e a necessidade de reciclagem e produziram diversos brinquedos e utilitários a partir de sucatas e lixo. As quartas séries abordaram o corpo humano de maneira objetiva e instrutiva, em uma exposição onde o visitante era provocado a estimular seus sentidos – tato, olfato, paladar, visão e audição.

A novidade desta mostra foi a participação de alunos no monitoramento da exposição. Assim, muito mais que expor seus trabalhos, eles puderam explicar e apresentar aos visitantes as propostas dos trabalhos e orientá-los nas exposições interativas. Desta forma, os profissionais da EMEF Lourival Brandão dos Santos e seus alunos provaram, mais uma vez que, o conhecimento é adquirido em conjunto, num processo interativo e dinâmico.

Logo mais, neste blog, apresentaremos em imagens o sucesso que foi esta Feira Cultural.


Por Cristina Ribeiro

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Releituras Alfredo Volpi

No projeto Alfredo Volpi foi desenvolvido uma sequência de atividades, envolvendo o grupo de professores do 1º ano, professora de Artes e estagiária. A partir da biografia e contextualização histórica deste consagrado artista plástico, foram abordadas técnicas de pintura, bem como as influências de experiências de infância retratadas em suas obras.
A proposta parte da obra autorretrato de Alfredo Volpi como fonte de estímulo para que cada criança pudesse fazer seu autorretrato. Posteriormente selecionamos obras Clássicas de Volpi: Casarios, Série Bandeirinhas, Bandeira do Brasil e Barco com Bandeirinhas com a ideia de proporcionar aos alunos releituras e utilização de diferentes técnicas de pintura com: giz de cera, tinta guache e construção de mosaicos com colagens. Finalizamos nosso projeto com exposição das produções dos alunos em nossa festa junina.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Brinquedoteca

Nossa Brinquedoteca está em funcionamento desde o ano passado, embora ainda não totalmente organizada. Mesmo assim, ela tem proporcionado aos nossos alunos momentos de magia, onde o lúdico os leva ao mundo do faz de conta.