sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FEVEREIRO - EU JÁ FUI VÍTIMA DISSO... Saibam por que fevereiro ficou com 28 dias e tem ano que fica com 29!

É que os antigos romanos não gostavam do mês de fevereiro. Parece que não somente os antigos romanos não gostavam do mês de fevereiro. Ainda hoje, vivemos num mundo onde tem pessoas que discriminam quem nasceu no mês de fevereiro, o que, certamente, é uma grande bobagem.
Veja aí, George Harrison, Latino, Shakira, Jair Rodrigues, Pepeu Pomes, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Martinho da Vila, John Travolta, Evandro Mesquita, Regina Casé, Beto Barbosa (nasceu no mesmo dia que eu), daria tantas páginas quanto aos nascidos nos outros meses.

A história é a seguinte: No império romano, durante o governo de Júlio César, promoveu-se uma mudança significativa no calendário. O período de um ano passou a ter 365 dias e não 355 dias como era. Como o mês de julho tem esse nome em homenagem ao imperador romano Julius César e tinha 31 dias, e o mês de agosto que tem esse nome em homenagem ao imperador romano Augustus César só tinha 30 dias, tiraram mais um dia de fevereiro que ficou somente com 28 dias para que o mês de agosto não ficasse com menos dias do que o de julho. Sabe como é, né, ia pegar mal, o Julius César ia ficar com mais dias do que o Augustus César.

Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais - passa de 28 para 29 dias. Como se sabe, o sistema que usamos para contar o tempo é com base no movimento de rotação da Terra: uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano, ou seja, para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas, já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora exatamente 365 dias, 6 horas, 41 minutos e 59 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as 6 horas, 41 minutos e 59 segundos que sobravam? Os egípcios de Alexandria tiveram a ideia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (deixaram para lá os 41 minutos e 59 segundos).

É isso aí gente! Puxa vida! Por pouco eu não nasci no dia 29 de fevereiro, e aí então, até hoje, eu só teria comemorado 14 aniversários - rsrsrsrs.

Um forte abraço com as bênçãos de Deus.

Até mais.

Prof. Espedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário