segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O CARNAVAL

Prof. Espedito


O CARNAVAL é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Esse negócio de carnaval já existe há mais de 4000 anos antes de Cristo. Eram festas que cultuavam Isis no antigo Egito. Festas relacionadas a grandes colheitas. As pessoas pintavam o rosto, dançavam e bebiam.

http://static.maniadescraps.com/imagens/turboscraps/carnaval/carna003.gif

Já teve época em que o povo comemorava o carnaval comendo e bebendo. Porém, esse tipo de comemoração foi se tornando uma brincadeira de mau gosto e violenta com guerras de laranjas pobres, restos de comida e por aí afora.


Depois, o jeito de comemorar o carnaval foi mudando. Já teve corridas de cavalos, desfiles de carros alegóricos, divertimentos inocentes tipo brigas de confetes na rua.




O carnaval não tem data fixa. A data do carnaval é baseada no domingo de Páscoa dos católicos que também não tem data fixa para que não seja no mesmo dia da Páscoa dos Judeus. A data do carnaval é determinada com base no cálculo do equinócio da Primavera no Hemisfério Norte. (Equinócio é o momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra).

No Brasil, esse negócio de carnaval começou com a cultura portuguesa por ocasião da colonização (chegada dos espanhóis e portugueses, e de outros povos europeus aqui na América Central e do Sul e durante todo o longo tempo que permaneceram aqui), daí as máscaras, serem de origem italiana, inclusive a Colombina, o Pierrô, e Arlequim são personagem de comédia italiana da época.

Durante os anos 1900 o carnaval brasileiro recebeu influência de elementos africanos. São os instrumentos de percussão de um modo geral. Foi muito bom para o desenvolvimento do carnaval brasileiro que passou a atrair milhares de turistas de todos os continentes.

Uma das figuras mais marcantes do carnaval brasileiro é o Rei Momo, que foi inspirado nos bufos, atores de origem portuguesa que costumavam representar para os nobres comédias teatrais.

O Zé Pereira que surgiu em 1846 tocando seu bumbo mudou completamente o carnaval. Foi a partir daí que surgiram os grandes ritmistas os quais deram origem às grandes baterias de hoje.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar.
A maior inovação do Carnaval da Bahia foi o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, que surgiu em 1950 e representa a consagração do carnaval de rua.

Atualmente, dentre tantas Escolas de Samba temos no Rio de Janeiro a Unidos da Tijuca como vencedora de 2010 e em São Paulo a Rosas de Ouro.

Uma pergunta – será que a Escola de Samba vencedora de 2011 no Rio não será a Beija-flor? “Num é!?”. Dúvida!? É só você se lembrar que o homenageado esse ano, é Roberto Carlos com o tema – A simplicidade de um rei.

Até Mais. Um forte abraço com as bênçãos de Deus.


Prof. Espedito

7 comentários:

  1. oi professora gourete gostei das coisas do carnaval é muito legal ta thal

    ResponderExcluir
  2. Professora gourete eu gostei muinto dos blog

    ResponderExcluir
  3. Professora gourete feliz carnaval

    ResponderExcluir
  4. Professora gourete eu não to conseguindo entrar no thinkquest.org

    ResponderExcluir
  5. EU GOSTEI DOS OMENS VESTIDO DE MULHER LAEN CANANEIA NAPRASA DASE
    MEL
    NOME E RAFAEL - 2A

    ResponderExcluir
  6. oieuso ogustavo alves da silva
    e eugoteidesecarnavaumuto
    motrano oronadinho
    e euadorei
    nomegustavo
    2ª a

    ResponderExcluir
  7. ESA BRICADEIRA DE MAU GOSTO
    KAYKY MURILO 2ANOB.

    ResponderExcluir