quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luís da Câmara Cascudo e o folclore brasileiro


www.culturanordestinaemfoco.blogspot.com.br
Luís da Câmara Cascudo foi o principal responsável por tornar conhecidas figuras fantásticas do folclore brasileiro: saci-pererê, curupira, mula-sem-cabeça e outros personagens.
Nascido em 1898, na cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, Luís era diferente dos garotos de sua idade. Ele passava a vida sentado: via figuras, lia livros, ouvia histórias e contemplava paisagens. Esse hábito acabou lhe despertando para o que veio a ser a matéria-prima de seu trabalho: o povo brasileiro.
Seu plano era conhecer a fundo o que era realmente nosso, coisa que não estava registrada nos livros e não era ensinada nas escolas. Queria saber as histórias de todas as coisas do campo e da cidade, queria conviver com os humildes, os sábios, os analfabetos; queria conhecer os mistérios, as assombrações.
www.myspace.com
Luís da Câmara Cascudo se interessava por tudo, menos por matemática que considerava sua inimiga. Aprendeu a ler em vários idiomas por esforço próprio: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, grego e latim.
O caderninho de notas, que inicialmente servia para facilitar o trabalho, se transformou no mais legítimo registro da cultura popular brasileira: o Dicionário do Folclore. E foi assim, de anotação em anotação, que esse homem deixou uma vasta obra para o povo brasileiro. O assunto? O próprio povo e seus costumes.

10 comentários:

  1. o foco é uma seto muitolegal
    e mui de vreti da noemy e vanessa

    ResponderExcluir
  2. JOSÉ VITOR E FELIPE
    NOS GOSTANMOS 2ºC

    ResponderExcluir
  3. ENTERESANTE
    MATHEUS E ANDREY 2C

    ResponderExcluir
  4. conheço muitas historias que ele conto
    Gabriel bruno 2ºc

    ResponderExcluir
  5. ENTERESANTE

    NOME;ESTEFSTANI E JÉSSICA ANO C

    ResponderExcluir
  6. ENTERESANTE


    RAFAEL E VINICIUS 2 ANO C

    ResponderExcluir
  7. ACHANMOS INTERESANTE.

    NOME:GABRIELLE E JULIA NUNES 2C

    ResponderExcluir
  8. a historia dele é muito legal
    2ºc stella julia o

    ResponderExcluir
  9. nos gostan mo muito


    nome:camille e ana maria 2C

    ResponderExcluir