segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Urna eletrônica

http://pt.wikipedia.org
As eleições municipais estão chegando!!! Você sabia que a urna eletrônica brasileira é um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições? O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996. Os engenheiros Mauro Hashioka (INPE), Paulo Nakaya (INPE) e Oswaldo Catsumi (CTA), dentre outros profissionais, são os principais responsáveis pela criação do equipamento.
A idéia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mas fácil o processo de votação e apuração nas eleições.
Nas eleições de 2000, o TSE foi destaque na imprensa mundial por promover a primeira eleição totalmente informatizada do mundo. Ao todo, foram 5.559 municípios brasileiros atendidos pelo sistema eletrônico de votação, permitindo aos mais de 108 milhões de cidadãos escolherem seus candidatos de maneira rápida e segura.
Interessante lembrar que pessoas com deficiência visual também podem utilizar a urna eletrônica , já que o equipamento apresenta teclas com escrita em braile.  

27 comentários:

  1. muito enteresante essa una eletronica

    ResponderExcluir
  2. eu gostes muito do ttesto
    vanessa e noemy

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM ASUA POSTAGE ANNE KELLY

    ResponderExcluir

  4. eu goste muito
    matheus e andrey

    ResponderExcluir
  5. FOTENMOS NOS BICHOS DEFERERNTES E OS BICHINHOS MESI VOTADO FOI O LEÃO STELLA JULIA 2´´C VANIA

    ResponderExcluir
  6. EU AXEI QUE É LEGAL WILLIAN JEFERSON 2ANO C

    ResponderExcluir
  7. a gente axhou inportante
    nome;estefani e jéssica ano c

    ResponderExcluir
  8. A DOREI O QUE A PROFESOURA LEO JULIA E GABI 2C

    ResponderExcluir
  9. EU GOSTEU
    RAFALEL E VINCIUS 2 ANO

    ResponderExcluir
  10. EU AXEI QUE É´LEGAU É BOMU
    LIVIA E CAMILY 2 ANO C-

    ResponderExcluir
  11. EU ACHEELI LEGAL - KEVEN

    ResponderExcluir
  12. As eleições para o rei da floresta foram muito legais!!!!
    Além disso foram boas, interessantes e divertidas. Sem falar nas eleições para o prefeito de São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. NOSSA VARIAS COISAS QUE EU NEM SABIA,
    E É MUITO INTERESSANTE ESSA URNA ELETRONICA,
    O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996. Os engenheiros Mauro Hashioka (INPE), Paulo Nakaya (INPE) e Oswaldo Catsumi (CTA)
    dentre outros profissionais, são os principais responsáveis pela criação do equipamento.

    ass: andressa

    ResponderExcluir
  14. Eu achei interesante e legau por que é muito importante a eleição.Nós também fizemos uma eleição sobre o rei dos animais, e foi legau.

    ass:Rafaela

    ResponderExcluir
  15. A eleição é uma coisa segreta e nòs fizemos uma votação dos reis dos animais 2ºturno vaiter os dois mais numeros maiores vai comcore o 2ºturno


    Nome:Clara santana barroso

    ResponderExcluir
  16. EU NICOLLE ACHO AS ELEIÇÃO LEGAL NAS ELEIÇÃO EU NÃO GOSTEI DOS PAPEISINHOS NOS CHÃS NA RUA PO QUE INTOPE BUEIROS A TABEM AQUI NO BLOG AGETE VOTOL NOS REIS DOS ANIMAIS FOI MUITO LEGAU.

    ResponderExcluir
  17. eu achei muito enteresante, falar sobre as urnas eletrônicas...

    gabriela de jesus santana sèrie: eja 4°c

    ResponderExcluir
  18. achei interessante o comentario e acho otimo termos esta segurança para votar pois hoje em dia esta muito mais fàcil e ràpido acabou o tempo das filas enormes nossa era terrivel ah me lembrei que estava vendo nas reportagens que vamos votar agora pela digital gente que chique hein se chama biometria e ja esta em teste pois em jundiai ja votaram assim
    Ivone Marques

    ResponderExcluir
  19. hoje é mais facil de votar na urna aleitoral das eleisões os digitos e agora vai ter urna de digintal vai ser legal

    ResponderExcluir
  20. A urna eletronica além evitar tumulto fralde é mais facíl e rapido a contagem de votos
    Gilmarrcos Lino dos Santos n:43 4etapac

    ResponderExcluir
  21. EU aqhei muito importante as urnas porque é uma nova forma de votar
    facilitou bastante é mais pratico.
    Erline 4a c

    ResponderExcluir
  22. Esse post foi muito interessante!! E pra quem ñ sabia q a urna q guardava os votos agora ficou sabendo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  23. eu gosto muito desta e deia maria da guia 3-b

    ResponderExcluir
  24. muito pratco vota na urna eletronica e rapido pena quem ganha nao cumpe o que promete eu demorei um segundo para voltar rosalina 3 b

    ResponderExcluir
  25. eu acho que deve melorar maria da conceiçao amaral de sousa 3etapaB

    ResponderExcluir
  26. eu acho aurna eletronica mais seguro assi eu mi cinto mais segura par vota maria amelia da silva

    ResponderExcluir
  27. a arvore e muitoenportante poriso naõ devemos nautratala estefani e jéssica 2c

    ResponderExcluir