quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Xô cansaço!

Quem nunca se levantou da cama pela manhã e olhou no espelho pensando...Hoje eu não queria me levantar!

Pois é, cada vez mais este pensamento nos vem à cabeça em consequência do cansaço gerado por nossa rotina atribulada. A duração e a demanda de trabalho aumenta velozmente graças às novas tecnologias que vieram “facilitar” e otimizar o trabalho. Agora passamos a trabalhar a toda hora e em todos os lugares: em casa, no ônibus, no trânsito acessando computadores e celulares.

Para tentar superar esta situação aparentemente prática, porém desagradável, decidimos apresentar de forma breve e objetiva alternativas que busquem conciliar o trabalho com a disposição. Entre as alternativas ofertadas para aumentar nossa disposição, apontaremos hábitos de vida considerados essenciais para melhoria da qualidade de vida: primeiro passo organize sua rotina diária, dedique e distribua seu tempo entre o trabalho, descanso e atividade física, não se esqueça de alimentar-se bem! Tente dormir pelo menos 8 horas por noite, caso não consiga, um cochilo durante o dia entre os intervalos de suas atribuições pode amenizar o cansaço. Procure fazer uma atividade física que lhe dê prazer ou substitua pequenos trajetos realizados de carro em sua rotina por caminhadas; substitua alimentos industrializados por alimentos naturais; dedique um momento especial para as refeições e, por fim, substitua os lanchinhos do dia por frutas.

Em breve perceberá melhorias no trabalho, na sua saúde e na vida pessoal, afinal de contas trabalhamos para quê? Ter condições de comprar bens materiais e não ter condições físicas para usufruir tais bens?

Pense nisso!

Pense em você!

Autor: Professor Mestre em Educação Física Sérgio Frank Carvalho

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FEIRA CULTURAL - SALA 4 - INGLÊS E ARTE

Os trabalhos expostos na sala 4 foram realizados pelas alunos da EJA e orientados pelas professoras Ana e Inês.

INGLÊS
O inglês é uma língua internacional. É a língua das viagens, dos negócios, da internet e da comunicação. Você já reparou em suas camisetas, nos seus jogos, no seu material escolar?

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Através das atividades desenvolvidas foi possível relembrar os nossos momentos de infância , criando nossos próprios brinquedos.
MÚSICA: UMA FORMA DE ACALMAR A ALMA E ALEGRAR OS NOSSOS CORAÇÕES
A palavra música surgiu na Grécia Antiga: “Mousikê” que significa “A Arte das Musas”. Desde a era primitiva a música faz parte da história do ser humano. Na idade da pedra lascada surgiram os primeiros chocalhos, apitos e flautas que eram feitos de pedra ou ossos. Os tambores eram produzidos com bambu e peles de animais e serviam para tocar, se comunicar à distância e também em rituais religiosos. A harpa foi o primeiro instrumento de corda que surgiu do arco, pois quando as fechas eram atiradas faziam barulho. Com o tempo foram surgindo vários outros instrumentos de madeira, de alumínio, ferro até chegar aos instrumentos eletrônicos usados nos dias de hoje.

NOSSAS CASAS, NOSSO LAR: CONSTRUÇÃO DA PAZ, RESPEITO E EDUCAÇÃO.
Esse tema foi abordado retratando a história da moradia desde os tempos pré-históricos, quando o homem sentiu a necessidade de se proteger do frio e dos animais, utilizando as cavernas como moradias. Posteriormente os indígenas com suas ocas, depois foram aparecendo as cabanas e choupanas que eram feitas com madeiras fixadas no chão, cobertas de barro com o teto feito de capim.
Com o tempo foram surgindo várias formações urbanas como vilas, cidades ou simples arraiais, aparecendo as casas de alvenaria (casa de tijolos) que sofreram forte influência dos imigrantes.
Essa evolução resultou na grande variedade que temos de moradia nos dias de hoje.

Por Inês



sábado, 4 de dezembro de 2010

Feira Cultural - Sala 6 - Tema: Plantas

Na sala 6 foram expostos os trabalhos das turmas de 2ª série.
O tema central foi "plantas" apresentado por essas turmas por meio de diferentes estratégias, mostrando como é o plantio e cultivo de diferentes tipos de plantas, a vitamina das frutas, chás diversos, produtos orgânicos e até como aproveitar melhor partes dos alimentos que costumanmos jogar fora.
Durante a exposição os visitantes puderam assistir à entrevista feita pelos alunos com o nutricionista.
Houve também preparo de suco com casca de frutas que pôde ser degustado pelos visitantes, além de um delicioso bife feito com a casca da banana. Além de degustar, os visitantes que se interessaram puderam levar as receitas desses alimentos.




Feira Cultural - Sala 3 - Reciclagem e reaproveitamento do lixo

As atividades expostas na sala 3 foram preparadas pelas turmas da 3ª série que abordaram o emergente aspecto do reaproveitamento do lixo por meio da reutilização e reciclagem.

O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas, elaboração de cartazes e diversos trabalhos manuais feitos com a reutilização de lixo. Dentre eles destacaram-se principalmente os brinquedos.



Feira Cultural - Sala 5 - Corpo Humano

Como prometemos estamos postando os espaços da nossa Feira Cultural. Esperamos concluir esse trabalho em breve.

Na sala 5 foram expostos os trabalhos realizados pela 4ª série A e 4ª série B. O tema Corpo Humano foi amplamente desenvolvido em sala de aula focando os  sistemas do nosso corpo.

As professoras utilizaram-se de estratégias e recursos diversos, por meio de leituras e pesquisas, trabalhos individuais e em grupos.

Veja na apresentação abaixo essas realizações.